Registro no Ministério da Saúde: 104.103-0 19 3522.4200 | 11 5083.4661

BIBLIOTECA

COMO MELHORAR A ACNE

A acne é uma doença dos folículos sebáceos muito frequente, chegando a acometer 85% dos adolescentes, sendo que pode ocorrer em todas idades, desde o recém-nascido até o idoso. Quando intensa provoca estigmatização e alterações psicológicas importantes no seu portador, muitas vezes levando à depressão e ao isolamento social.

É causada por diversos fatores, sendo a obstrução dos folículos sebáceos o primeiro passo para a sua formação. Esta obstrução provoca a formação dos comedões (cravos) que podem ser abertos (pretos) ou fechados (brancos). Também pode ser causada pelo bloqueio da secreção sebácea devido à formação de um tampão designado "rolha de queratina".

· Graus da ACNE:

- Grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

- Grau 2: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

- Grau 3: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

- Grau 4: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.


  

TRATAMENTO DE ACNE E SUAS COMPLICAÇÕES

- Acne

O tratamento realizado com Luz Intensa Pulsada (Bioflash IPL System) ocorre através do combate à bactéria e á inflamação no folículo causador da acne, uma vez que a luz age diretamente na acne, tornando a porfirina (enzima integrante do ciclo da bactéria) quimicamente ativa e induzindo a mesma a liberar oxigênio. Este age diretamente na bactéria, que é anaeróbica, e a destrói. Concomitante a isto, processo inflamatório cessa e desse modo, há a finalização da reação química e destruição total da propionibacterium acnes.

Tal resultado é obtido utilizando-se um filtro com 390 nm e fluências em torno de 16 a 26 J/cm², tornando visível a melhora da inflamação e do aspecto purulento.

- Cicatrizes

As cicatrizes superficiais e óstios dilatados podem ser atenuados com um tratamento baseado em afinamento que tem por objetivo promover uma uniformização da textura cutânea.

Este tratamento pode ser feito com peeling de cristal ou de diamante (Dermovac Chronos), provendo uma abrasão na pele, com consequente ?afinamento?. (Não realizar em Acne Inflamatória)

As cicatrizes profundas,os quelóides e os nódulos não possuem tratamentos estéticos.

- Discromias (Áreas hiperpigmentadas):

São manchas escuras conhecidas como hipercromias ou hipermelanoses pós-inflamatória. Resultam da produção alterada de melanina após traumas e processo de regeneração da pele e temos como exemplos às manchas ocorridas na virilha (atrito), acne (pápulas e pústulas), picadas de insetos, pelos encravados, cicatrizes de cortes e feridas.

Para o tratamento dessas alterações, deve-se impedir a formação de novas regiões hiperpigmentadas e esfoliar a pele para que esta mancha possa clarear ou desaparecer por completo. Nestes casos também é indicado o peeling de cristal ou diamante (Dermovac Chronos), para causar uma abrasão mecânica progressiva e controlada da pele, ocorrendo sua renovação.

 Protocolo de tratamento

NEWSLETTER - Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades! Cadastre-se