Registro no Ministério da Saúde: 104.103-0 19 3522.4200 | 11 5083.4661

BIBLIOTECA

ALTERNATIVAS PARA COMBATER A CASPA E A QUEDA DE CABELO!

A queda de cabelo e a caspa são fatores que influenciam o dia a dia de uma pessoa pelo desconforto causado, principalmente quando ela extrapola um limite aceitável. Os cabelos são pelos que nascem na cabeça do ser humano, e são formados pela raiz em forma de bulbo e a haste composta por três camadas concêntricas. Uma cabeleira normal tem cerca de 120.000 cabelos e cresce cerca de 1cm por mês. O ciclo do cabelo é composto pelo crescimento, repouso e queda. Uma queda dita normal pode ir até à volta dos 100 cabelos por dia e quando ultrapassa este valor e começamos a verificar uma perda acentuada dos cabelos, devemos consultar um dermatologista. São várias as causas para a queda como uma má alimentação, anemia, deficiência de zinco ou magnésio, stress, tabaco, período pós-parto, predisposição genética herdada dos pais, além de caspa e seborreia.
- CASPA: é um aglomerado de células mortas que se desprendem do couro cabeludo. Quando excessiva, torna-se uma irritação crônica e normalmente vem acompanhada da proliferação de microrganismos. Apesar de ser inconveniente, a caspa é um problema capilar muito comum na maioria das pessoas, e pode ser causada por diversos fatores, como excesso de gordura na alimentação, colorações, utilização de produtos químicos, uma maior produção de hormônios ou uso destes, estresse, resíduos de produtos (mal enxaguados) ou uso de produtos diretamente no couro cabeludo sem enxague. Os sintomas são flocos finos que caem facilmente, comumente acompanhadas de coceira localizada. Com o frio a caspa tende a aumentar devido ao uso de água muito quente e a baixa frequência de lavagem dos cabelos, fazendo com que os microrganismos encontrem condições ideais para seu desenvolvimento. Para prevenir o aparecimento dos pontinhos brancos que constrangem qualquer pessoa, a principal dica é lavar os cabelos com uma frequência mais alta (um dia sim e outro não, por exemplo), para que poeiras e resíduos não fiquem fixos na raiz dos cabelos. A alimentação é outro fator importante no tratamento contra caspa, já que a falta de uma alimentação saudável pode agravar o quadro. Da mesma forma, durante o tratamento, é imprescindível dar um tempo no consumo de bebidas alcoólicas, que inibem atividade de algumas vitaminas do complexo B, importantes para a saúde capilar, e a falta dessas vitaminas causa desequilíbrio das glândulas sebáceas ? o que agrava o quadro e faz com que o tratamento não tenha efeito.
- SEBORRÉIA: é um distúrbio das glândulas sebáceas do couro cabeludo, O aumento da produção de gordura por essas glândulas resulta num couro cabeludo oleoso, podendo evoluir até que se formem microrganismo no local, e consequentemente uma irritação no couro cabeludo, provocando uma infecção. Geralmente está ligada ao aparecimento da caspa e queda de cabelo.

PROTOCOLO DE TRATAMENTO:

- VAPOR DE OZÔNIO (BIOSET STEAMMER): é utilizado para ativar a circulação sanguínea no local, aumentando o aporte de O2, mandando mais nutrientes para o local. Também é utilizado pelo efeito bactericida do ozônio, diminuindo a oleosidade e as bactérias causadoras da caspa e da seborreia. Aplica-se em média por 10 minutos.
- DESINCRUSTE (PHYSIOTONUS FACE): é utilizado para remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, descongestionando os folículos capilares. Aplica-se por 5 minutos com a loção desincrustante na polaridade do produto e mais 5 minutos com água na polaridade inversa.
- ALTA FREQUÊNCIA (PHYSIOTONUS FACE): é utilizado com o eletrodo ? Pente ? por todo couro cabeludo, com a função bactericida. Aplica-se 7 a 10 minutos.
- MÁSCARA DE ARGILA: conhecido também como argiloterapia, consiste em, após lavar os cabelos, aplica-se uma mascara de argila (verde para morenas e branca para loiras), no couro cabeludo, onde promove um peeling removendo células mortas e oleosidade e ativando a circulação sanguínea. Em seguida, lavar os cabelos novamente removendo a máscara.
Carolina Magon
Fisioterapeuta especialista em Dermato Funional
Suporte Técnico BIOSET
Produtos relacionados

NEWSLETTER - Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades! Cadastre-se